outubro 18, 2007

CDC – Crédito Direto ao Consumidor

Posted in Educação financeira tagged , , , , às 20:58 por Arthur Gouveia

Calculadora– Arthur, você chegou a falar sobre o CDC como forma de ter acesso a crédito.

– Falei sim, Pedro.

– E como funciona esse negócio?

– O CDC é uma modalidade de crédito para aquisição de bens duráveis e serviços. É fornecido por bancos, financeiras e estabelecimentos comerciais que vendem produtos financiáveis via CDC…

– Hum……..

– Calma! Já dou mais detalhes! O CDC tem prazo variável entre três e 36 meses. Geralmente os juros são pré-fixados, mas para prazos maiores que 12 meses pode haver algum reajuste pela TR ou pelo IGP-M.

– E esses juros, são altos como os do cheque especial e do cartão de crédito?

– Não, Pedro. Os juros são menores até mesmo que o crédito pessoal, mas isso só é possível por que o agente financiador pede garantias…

– Que tipo de garantias?

– Quando possível, o próprio bem adquirido é dado em garantia. Isso se chama alienação fiduciária. Entretanto, os juros não são flexíveis caso você tenha um bom histórico pagador…

– Parece uma boa alternativa.

– É sim. Mas ainda é melhor comprar à vista.

– Claro…

– Algumas dicas para aquisição do CDC são: leia o contrato antes de assinar…

– Duh!

– Duh, nada. Muita gente tem preguiça. Os juros devem ser informados claramente ao cliente. O Código de Defesa do Consumidor (legal, também é CDC) exige isso. Pesquise as taxas disponíveis no mercado entre as diversas financeiras. Busque a melhor alternativa em termos de taxas e prazos observando o valor total pago, e não apenas o valor da prestação. Cuidado com os seguros. Em alguns casos as lojas exigem seguro para o produto, seguro para perda de emprego, seguro de vida, seguro contra inundação no Nepal. Tente fazer o negócio mantendo apenas aqueles seguros que você julgar necessário. Não caia no conto do vendedor…

– E daí é só levar o produto pra casa e pagar todo mês o carnê…

– Isso mesmo, Pedro. Todo mês tem uma folhinha do carnê pra ser paga, e se não pagar, o vendedor pode pegar o produto de volta…

19 Comentários »

  1. […] tem taxas de juros mais baratas que outros tipos de financiamento, mas às vezes perde para o CDC. Por isso o crédito pessoal é uma boa alternativa para casos que não envolvam a compra de bens […]

  2. Marcelo Pereira said,

    Estive pesquisando uma compra de carro, o vendedor da loja LOCALIZA disse que através do CDC eu posso pagar prestações do mês e futuras (antecipadas ) e pedir desconto de até 40% da parcela antecipada. Ele disse que isso não está no contrato, porém é uma prática comum no CDC. O financiador da loja é o Banco do Brasil. Isso é possível? Obrigado e bom ano novo.

  3. Rodrigo said,

    Ola! Cuidado…. muitas vezes as instituições cobram a TLA (tarifa de liquidação antecipada), quando do adiantamento do pagamento. Muitas vezes o valor fica até mais caro do que se fosse pagar as parcelas normalmente.

    Até….

  4. gostaria de saber se o cdc consulta o spc e serasa agradeço o retorno

  5. Bom dia! fiz um cdc de um carro ,gostaria de saber se posso vender o carro ou entao o agio ,ja que vejo que as prestaçoes mesmo baixa ta alem do valor q tenho condicoes,fiz o negocio sem pensar e gostaria de saber se posso voltar atras do negocio e qto irei perder ja q investi todas as minhas economias

  6. camila said,

    o cdc consulta sim spc, ja que trabalha com aprovaçao de financiamento.

  7. paulo said,

    nda

  8. Tiago said,

    Ola, estou analisando a possibilidade de comprar uma moto pelo CDC em 60 meses. Observei que se eu adiantar as 5 primeiras e as 5 ustimas prestações, eu irei ter um desconto de 40% nelas certo? Entao me corrija se eu estiver errado, ao chegar o primeiro boleto em minha casa e eu fizer o pagamento dessas prestações antecipadas no primeiro pagamento, eu terei adiantado 10 prestações no primeiro mes. As prestações seguintes que vierem eu posso considera-las como antecipadas e pedir desconto? A financeira pode negar o desconto das futuras prestações?

  9. Denis said,

    At: Tiago,

    Concerteza não.
    Pois,
    Quando você antecipa as parcelas,
    Você não está antecipando as primeiras parcelas
    E sim as últimas.

    Ahh…
    O artigo eh mutio,
    E as informações são bem detalhadas,
    Em que entendemos a Teoria e um pouco
    Da visão da prática.
    Vlw!!

  10. Carlos said,

    Tenho um cdc de uma moto, deixei de pagar duas prestações, mas continuei a pagar o cdc, mesmo com as duas atrasadas, agora o banco esta me ligando para pagar as duas atrasadas com juros altissimos, o que deve acontecer, caso nao pague essas e continue as outras? Sera que ele pode tomar a moto? Sera que eles podem fazer um acordo e reduzir os juros das atrasadas? Alguem pode me ajudar nessa duvida?

    • lourenço said,

      4. João teve vários cheques de sua titularidade furtados pelo seu filho Juca, que falsificou as assinaturas para comprar drogas. Ao receber os cheques, o Banco os devolveu por falta de provisão de fundos, lançando o nome de João no cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central. Nos termos do CDC, o Banco pode ser responsabilizado por algo? Explique.

      • oi said,

        oi

  11. Diogo Marques said,

    COMPREI UMA MOTO PELA FINANCIADORA DO ITAU NO DIA 01/04… O VALOR DA MOTO A VISTA FOI R$8.550,00, DEI R$2.000,00 DE ENTRADA E FINANCIEI PELO CDC 36 PARCELAS DE R$310,84, ACONTECEU QUE FIQUEI DESEMPREGADO E LIGUEI NA FINANCIADORA PARA QUITAR A MOTO TODA, PORÉM ACHEI MUITO PESADO AINDA, POIS ELES ME COBRARAM R$7.689,48 (R$1.139,48 A MAIS DO VALOR A VISTA, DEPOIS DE 20 DIAS DE FAZER NEGÓCIO). É ISSO MESMO SERÁ QUE VALE MAIS A PENA QUITAR ELA OUN ASSUMIR O CARNÊ E ADIANTAR AS ULTIMAS PARCELAS CONFORME O VENDEDOR ME PASSOU?

  12. Maria Lúcia said,

    Quanto que ganho de desconto se pagar a ultima prestação junto com a que esta vencendo? Metade ?

  13. veronica said,

    O financiamento do meu atutomóvel é CDC, fui informada que se eu pagar a parcela vigente e a penultima e nao a ultima parcela seria mais vantajoso..é o correto isso?
    grata

  14. igor said,

    ola, gostaria de saber se eu pagar a prestaçao do meu carro que é no plano cdc adiantada 18 dias tenho desconto de 30%::

  15. ana glaucia said,

    sou altonomo posso fazer cdc

  16. JERONIMO FILHO said,

    FIZ UM CDC PELO PANAMERICANO E ELES SE NEGAM A ACEITAR O PAGAMENTO DAS ULTIMAS PARCELAS, SÓ ACEITAM O PAGAMENTO EM ORDEM CRONOLOGICA , SENDO QUE EM ORDEM CRONOLOGICA EU SÓ TENHO UM DESCONTO DE R$ 9,00 NA PARCELA . FICANDO EVIDENTE QUE O BANCO ME NEGA O DIREITO DE ABATER OS JUROS COBRADOS. A QUEM EU POSSSO RECORRER VISTO QUE NO ATO DA COMPRA FUI INFORMADO QUE PODERIA QUITAR A PRIMEIRA E A ULTIMA PARCELA.?

  17. Iran said,

    Em resumo … o cara se mete em uma tremenda roubada ! A menos que realmente esteja com acorda no pescoço … já tá fudido mesmo !!!


Deixe um comentário

