outubro 11, 2007

O apego às ações…

Posted in Ações tagged , , às 20:56 por Arthur Gouveia

MoedasArthur e Amanda conversam durante o jantar…

– Môr – diz Arthur – a bolsa caiu…

– Normal. Tudo o que sobe tem que descer.

– Mas caiu só no final da tarde quando estávamos fazendo compras. Vendi minhas ações da Sadia.

– Ué, mas se você estava no supermercado fazendo compras, como vendeu?

– Emiti uma ordem stop móvel ontem.

– Hein?

– Stop móvel. Eu defini um valor mínimo do preço da ação. Se cair abaixo desse preço, vende, mas se subir esse limite também sobe.

– Ainda tá meio confuso…

– Digamos que ação da Sadia esteja valendo R$11,00. Eu dou uma ordem stop para a corretora dizendo o seguinte “se essa ação cair abaixo de R$10,50 venda por R$10,48, mas se ela subir aumente esse preço de venda”.

– Ah, entendi.

– Pois é. Acontece que eu estava com esse stop em R$11,52 e quando o preço da ação chegou a esse nível, zupt, deixei de ser sócio da Sadia.

– Perdeu dinheiro?

– Não. Comprei a R$9,02 e vendi a R$11,52. Quase 28% de lucro bruto. Descontando as taxas de corretagem deve dar uns 23% de lucro.

– Uau! Que outra aplicação renderia isso em dois meses?

– Eu sei, mas não queria ter vendido

– Ah, pronto! Agora você vai ficar apegado a suas ações…..

– Acho que sim… Snif…

– Então compra de novo!

– Não. Agora comprar de novo só se cair bastante. Só assim dá pra compensar as taxas de corretagem. Vou comprar é outra empresa. Vou aumentar minha posição na Petrobrás.

– E vai se apegar a ela também?

– Claro! Vou ficar com minhas ações pra sempre. Deixar de herança pra nossos filhos.

– Imaginei que isso fosse acontecer….

Deixe um comentário

