outubro 10, 2007

Ibovespa e outros detalhes…

Posted in Ações tagged , , , , , às 19:55 por Arthur Gouveia

CifrãoCassio falou:“Olá Arthur. Muito legal seu blog. Acessei pela primeira vez ontem e adorei as conversas dos Endinheirados. Muito bom. Mas nesse último bate papo entre o Arthur e o Léo fiquei com algumas dúvidas sobre a pontuação do ibovespa, preço por lucro, dividendos… Dá pra esclarecer?”

Relaxa Cassio. Nem mesmo muitos dos grandes “conhecedores do mercado” têm total clareza sobre o ibovespa e sua pontuação. Eu mesmo tive que pesquisar bastante sobre esse assunto. Parece que o Léo também tem algumas dúvidas…

– Arthur, ontem conversamos sobre a bolsa. Não sei se acredito que a bolsa está em um movimento sustentável.

– Os argumentos não te convenceram?

– Bem… É que na verdade entendi pouca coisa do que conversamos. Eu tô vendo no jornal que a bolsa tá subindo, mas tem gente falando que vai despencar. Não entendo muito bem como verificar que a bolsa subiu ou desceu.

– Você já ouviu falar no Ibovespa?

– Talvez…. Não sei…

– O Ibovespa é um índice que representa uma carteira virtual de ações. A Bovespa pega as empresas mais negociadas na bolsa e começa a acompanhar seu desempenho. Hoje são 63 ações que compõe o índice e cada empresa tem um determinado peso no Ibovespa. O índice é o valor, em moeda corrente, dessa carteira hipotética de ações. Se hoje o Ibovespa está em mais de 63.000 pontos, é sinal que essa carteira vale mais de R$63.000,00.

– Interessante!

– Pois é. Essa carteira foi criada em 02/01/1968 e de lá para cá não sofreu nenhuma modificação em sua metodologia. Ela continua considerando apenas as empresas que representam ao menos 80% do número de negócios e do volume negociado na bolsa. Importante ressaltar que não é por que a bolsa caiu que um investidor teve prejuízo. O Ibovespa pode ter uma queda acentuada, mas ações que não fazem parte do índice podem ter subido. Mesmo as ações que compõem o Ibovespa têm comportamento diferente ao longo do tempo.

– E o tal “preço por lucro”?

– Este indicador, também chamado de P/L é simples de calcular. Pegue o lucro de uma empresa, divida pela quantidade de ações que ela tem no mercado. Você acabou de calcular o lucro por ação. Divida o preço da ação por esse lucro e pronto! Você tem o P/L. Quanto menor esse indicador, melhor, já que a ação está barata se comparada com seu lucro e com a possibilidade de gerar dividendos.

– O que são esses dividendos?

– Toda empresa deve remunerar seus acionistas. A lei das S.A. define que uma empresa deve distribuir ao menos 25% do lucro líquido aos seus acionistas. Algumas empresas oferecem bem mais do que isso. Isso deve ser levado em conta ao ficar sócio de uma empresa. Quanto mais dividendos, melhor.

– Saquei!

– Outra forma de remuneração dos acionistas é através dos juros sobre o capital próprio. Distribuir dinheiro aos acionistas dessa forma é vantajoso para a empresa já que, nesse caso, quem paga o imposto de renda é o acionista.

– Muito bom Arthur! Estou aprendendo cada vez mais com essas nossas conversas.

– Eu também, Léo. Eu também…

E aí, Cassio. Espero que assim como o Léo suas dúvidas tenham sido sanadas…

Anúncios

1 Comentário »

  1. Renda Extra said,

    Legal!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: