setembro 28, 2007

Um bate papo sobre gastos

Posted in Educação financeira tagged , , , , às 15:56 por Arthur Gouveia

Hoje vocês verão a estréia de alguns personagens no Endinheirado através de um bate-papo entre Arthur e Léo. Acho que assim o texto fica mais gostoso de ler e pretendo continuar postando nesse formato. Comentem, dêem seu feedback.

– Pô Arthur, você acredita que sobrou dinheiro na minha conta? Paguei todas as contas, investi um pouco com foco no longo prazo e aumentei minha reserva para emergências.

– Parabéns, você conseguiu! Viu como não é difícil fazer o seu dinheiro ser maior do que o mês?

– É… Disciplina é fundamental. Foi bom eu pagar as contas, investir e poupar antes de sair gastando.

– Você falou tudo. Disciplina é fundamental. E agora o que vai fazer com o dinheiro? Vai se premiar por ter conseguido?

– Pois é, estou pensando em comprar um notebook com esse dinheiro. Tem uma loja perto de casa que divide em 24 vezes! A prestação cabe direitinho no meu orçamento! Legal, não é?

– Não, não é.

– Como assim?

– Ué, você já tem um computador!

– Pô, Arthur! É um Athlon XP 1600. O HD é só de 40 giga e o bicho só tem 512 MB de memória RAM. O Notebook é dez! Vem com webcam integrada, wireless e bluetooth, tem dois giga de RAM expansível, só a placa de vídeo tem 512MB de memória. O HD é de 160 giga, gravador de CD e DVD processador dualcore de nem sei quantos gigahertz!

– E daí?…..

– Qualé Arthur! É um super computador!

– E daí?….

– E daí o que?

– Pô cara! Pra que você usa seu computador? Pra ficar baixando música e olhando site de sacanagem! Pra isso precisa de um super computador? E além disso, um PC com essa mesma configuração pode custar a metade do preço.

– É, mais um notebook é mais legal. Todo mundo lá no trabalho tem um! Até meu cunhado comprou e fica tirando sarro que o notebook dele faz isso, faz aquilo. Que ele acessa à internet da cozinha, do quarto, do banheiro…

– Por mim seu cunhado podia acessar a internet de dentro da banheira! Não foi ele que teve que vender o carro pra pagar um monte de dívida?

– Esse mesmo! Lembra só que carrão ele tinha? Aquilo é que era carro!

– Pô, Léo. O cara tava atolado até o queixo em dívidas! Aposto que ainda está, e fica por aí arrotando arrogância. E você ainda admira o mané! Qualé, quer ser igual a ele? Quer ser igual a seus colegas de trabalho? Que tal querer ser igual a você?!?!?!?!

– Como assim?

– Você não precisa do notebook e sabe disso. Se seu PC não te atende mais, dê um upgrade nele. Se ele tá muito ruim, troca por outro, mas dá pra manter o monitor, o teclado, o estabilizador…

– Pode ser…

– Claro que pode ser! Faz o seguinte: vá até a loja de computadores perto da sua casa e dê uma boa olhada em um PC sem monitor e peça pro vendedor te dar um orçamento por escrito com todas as especificações detalhadas do equipamento.

– Vou mesmo! Tem um computador com gabinete preto, néon, laterais de acrílico! Lindão!

– Você quer um computador ou uma peça de decoração?

– Pô, Arthur, mas você é um grande de um estraga-prazeres…

– Ha ha ha ha! Vai lá na loja, pega a especificação e guarda. Pega o dinheiro que sobrou na sua conta e investe. Repita isso e daqui a uns seis meses volte na loja e veja o que aconteceu com o preço. O computador ainda vai ser um super PC e vai estar bem mais barato.

– Ah, mas vou ter que esperar seis meses?

– Vai! Se até lá você achar que ainda precisa do PC, poderá comprar à vista sem pagar juros. Durante esses seis meses você vai fazer os juros trabalharem pra você e não contra você. Se depois de seis meses você já tiver esquecido do PC, pode até comprar outra coisa mais útil. Por falar nisso, essa sua camisa hein?

– O que tem?

– Já tá meio velhinha e apertada…

– Pô, mais é de estimação…

– Tá certo. O computador não é. Percebe que algumas coisas são necessárias comprar e outras você compra só porque são modernas, são bonitas, estão na moda ou todo mundo tem?

– É, você está certo.

– Pois é. Você deve gastar seu dinheiro sim, mas gaste consciente. Não desperdice o dinheiro que você conseguiu gastar. Vá jantar com a Lú, leve ela ao teatro, ao motel…..
Avalie a necessidade, avalie o que você precisa, avalie o que você quer. Pague à vista. Não faça dívidas! Respeite seu dinheiro que ele irá te respeitar.

– Valeu, Arthur!

Anúncios

3 Comentários »

  1. Anselmo said,

    Ola Arthur

    Gosto da forma que vc escreve seus posts.
    Queria verificar seu ponto de vista sobre uma frase que muitos homens bem sucedidos mencionam na midia : “Faça divida ! Sem divida nao se cresce !”, ela teria sentido para vc em alguma circunstância ?

  2. Navarro said,

    Arthur, muito bacana! Parabéns, gostei do bate-papo. Assim fica fácil e tranquilo de entender tudo. Show de bola. Endinheirado rulez!

    Anselmo, esses homens bem sucedidos têm razão. Isso se chama alavancagem. Uma empresa, especialmente num país como o nosso, só cresce se seus empresários souberem se endividar. Financiar o crescimento da empresa através do capital de terceiros, é isso que tudo isso quer dizer. Faz sentido agora?

    Pense que a empresa pega o dinheiro emprestado a 10%, cria novos produtos, estratégias e iniciativas que lhe rendam 30%. A empresa paga o financiamento, cresce e ainda tem fôlego. Explicação simplista, perdoe-me. Por trás existe o custo de capital (TMA), a taxa interna de retorno e outro economês que não vem ao caso. Um abraço.

    Conrado Navarro
    http://www.dinheirama.com

  3. Navarro,

    Sua presença enriquece, e muito, o Endinheirado. Muito obrigado.

    Anselmo, o Navarro explicou muito bem o conceito da alavancagem. Trabalhar com dinheiro de terceiros pode ser mais barato – aumenta o retorno – do que trabalhar com dinheiro próprio, mas aumenta significativamente o risco pois o dinheiro de terceiros deve ser pago e tem data marcada para isso.

    Qualquer empresa deve tomar uma decisão muito importante: o quanto de seu negócio será constituído de capital próprio e o quanto deve ser mantido de capital financiado. Assim você consegue equilibrar o risco e o retorno.

    Obrigado pelas visitas freqüentes. Continue participando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: