setembro 24, 2007

Dinheiro: Quem usa bem, não fica sem

Posted in Dicas, Educação financeira tagged , , , , , às 18:01 por Arthur Gouveia

Recentemente o Navarro publicou um artigo no Dinheirama sobre jantar fora. O artigo gerou uma série de comentários a favor e contra o conteúdo do artigo. Jantar fora é algo necessário e prazeroso ou simplesmente dinheiro mal gasto?

Eu particularmente acho que é algo que deve ser feito e ao mesmo tempo evitado. Acho que usar bem o dinheiro é fundamental, mas às vezes podemos aproveitar alguns prazeres carnais. Resolvi, então, falar à respeito de meu ponto de vista sobre usar bem o dinheiro.

Todo mês você recebe seu salário. Você trabalha, se esforça e é pago por isso. Ao longo do mês esse salário é utilizado para manter seu padrão de vida atual, melhorá-lo ou para criar condições hoje de melhorá-lo no futuro.Tenho uma visão de que podemos usar bem o dinheiro. Isso envolve pagar as contas, aproveitar momentos de lazer e criar condições para um futuro tranqüilo. Creio que, mensalmente, deva-se dividir o salário em quatro partes.

  1. Pagamento a terceiros
  2. Pagamento a você
  3. Provisão para emergências
  4. Gastança!!!

O Pagamento a terceiros

Mensalmente somos bombardeados com contas a pagar. É o telefone, a internet, o gás, a TV a cabo, água, energia, condomínio, aluguel, financiamento do carro, compras parceladas etc.

Pagar tudo isso é a obrigação número um! Nessas contas existem multas e juros que podem multiplicar por dez uma dívida em pouco tempo. Caso seu salário esteja comprometido com dívidas em mais de 50% é sinal que algo pode estar errado. Cuidado para não ostentar um padrão de vida pelo qual não consegue pagar. Se você não recebe salário, aumente o cuidado. Se você tem uma receita parte fixa e parte variável, não permita que suas dívidas ultrapassem a parte fixa de seus rendimentos.

O pagamento a você

O que você está, hoje, fazendo pelo seu futuro? Se você não zela por você, ninguém mais o fará! Você merece cuidar de si e isso significa criar reservas para poder usar quando não puder ou não quiser mais trabalhar. Pagas todas as contas, guarde uma parte para investir. O importante não é investir muito, mas investir sempre. Os bônus, prêmios e outras receitas inesperadas deveriam ir todas para a garantia do seu futuro, a menos que esteja pagando juros por dívidas contaidas anteriormente.

A provisão para emergências.

Pagou as contas, aumentou sua poupança, guarde um pouco para um momento de emergência. Faça uma caderneta de poupança ou um fundo de renda fixa. O importante aqui não é um grande rendimento, mas um rendimento garantido e alta liquidez. Não seria boa idéia fazer um fundo de ações para momentos de emergência. É bem provável que no momento em que você mais precisar, vai ter que sair do mercado no prejuízo. Repito: aqui a necessidade é liquidez. É preciso manter o dinheiro em uma aplicação que leve, no máximo, 24 horas para colocar o dinheiro em sua conta. Em momentos de emergência precisamos de velocidade!

A gastança. O “aproveitar a vida”.

Pagou as contas? Investiu pensando no futuro? Guardou um pouco para emergências? O que sobrar é seu! Sim, se você consegui fazer sobrar dinheiro até aqui, você merece gastá-lo como quiser! Se quiser investir essa sobra, melhor ainda. Mas se quiser gastar tudo, faça! Compre roupas, vá comer fora, vá a um show, gaste. Mas tente manter o controle. Pague tudo à vista para não aumentar o dinheiro gasto com a prioridade 1. Se você contraiu uma dívida aqui, não contraia outra até pagar esta integralmente!

Agindo dessa forma eu creio que você terá uma vida razoável, fará o dinheiro ajudar sua vida ao invés de viver pelo dinheiro. Ao longo da semana tentarei explorar melhor cada um dos usos para o dinheiro me aprofundando mais neste assunto. Amanhã, um artigo sobre o pagamento das contas e endividamento. Até lá!

Anúncios

6 Comentários »

  1. […] Transferimos, então, todos os posts e comentários para o blog Endinheirado. E pra começar um artigo muito interessante sobre o uso do dinheiro. Qual a sua utilidade em nossa […]

  2. […] tagged cartão de débito, contas, dívidas, dinheiro, pagamentos às 17:27 por Arthur Gouveia No artigo de ontem falei de um modo geral sobre o uso do dinheiro para atender à diversos aspectos da vida financeira […]

    • Olá,
      Você precisa de Negócios empréstimo, empréstimo pessoal, empréstimo hipotecário, empréstimo automático, Estudante
      empréstimo, empréstimo de consolidação da dívida, o financiamento imobiliário / financiamento do projecto,
      O dinheiro privado empréstimos rígido? etc Oferecemos empréstimo a taxa de juro de 3%. Eu sou a Miss. LAURA Mexes Diretor JOGGER REFLEX EMPRÉSTIMO PLC com contato através do email: jogger574reflex@in.com.
      Somos certificados emprestador do empréstimo que oferecem empréstimos a empresas empréstimo pessoal,
      empréstimo, empréstimos de crédito bons e maus empréstimos on-line seguro para os moradores ao redor
      o mundo com bom e mau crédito ou de falência de pessoas a um preço muito
      taxa de interesse baixa de 3%. Estes empréstimos são oferecidos a partir do intervalo de
      1.000,00 para 10,000,000,00. Em qualquer tipo de moeda que
      intrested com. Oferecemos empréstimos a particulares apenas grave.
      Então, se você estiver interessado em obter um empréstimo de nossa empresa, qualquer um dos nossos
      cliente, que está em necessidade, deve fornecer as seguintes informações em

      pedidos de empréstimo no formulário abaixo para que possamos abrir um processamento de empréstimos
      arquivo:

      * Nome do requerente:

      * Endereço Contato Recorrente:

      * Telefone:

      * País:

      Sexo *:

      * Idade:

      * Estado Civil:

      * Valor do empréstimo necessário como:

      * Proposta de empréstimo:

      * Duração do empréstimo:

      * Receita Anual:

      * Profissão: Email:

      Tenha um bom dia.

      Atenciosamente,

      MRS. LAURA MEXES
      O Bom Deus te abençoe.

  3. Tomas said,

    Gostaria de saber se existe artigos, tabelas, fórmulas ou alguma coisa que diga quais as porcentagens que devemos ter de cada custo em relação ao salário para nunca faltar e ainda poupar para uma eventual crise. Gostaria de números porcentuais de cada custo que temos que ter para o orçamento financeiro familiar!
    Não sei se fui bem claro no que estou querendo, mas por favor se puder me ajudar fico muito agradecido! Até logo.

  4. Temos que saber gastar e ao mesmo tempo saber não gastar, desta forma sempre tem como sobrar um dinheirinho…

  5. any said,

    Olá, estou precisando de uma ajuda financeira. Por favor se puder me ajudar fico muito agradecida! anyalmeida097@gmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: